Pintura de Parede Setorizada Decorativa e Criativa I Tendência e Decoração

A pintura é um acabamento que tem como funções básica, proteger e decorar. Na arquitetura serve como recurso para esconder algo ou destacar elementos construtivos, já nos projetos de interiores é muito utilizada para integrar ou separar ambientes. Nos últimos anos tem se visto grandes tendências em pintura cair no gosto dos profissionais de decoração. Entre elas, a pintura setorizada ou de destaque, com suas formas super criativas, a técnica consiste na pintura de blocos de cor em áreas específicas.

A pintura setorizada ou de destaque é um truque de decoração muito fácil e acessível na hora de reformar a casa ou reorganizar e separar ambientes usando apenas cor e forma.


Fonte: Studio Zodiac

Antes de aplicar essa técnica você precisa planejar.


Escolha em qual parede será aplicado esta técnica moderna de design e os possíveis efeitos.

Não esqueça do teto, ele passa a ser outra opção com pintura de destaque, com forte tendência para os próximos anos.


Escolha as Cores


As mais recomendadas são as intensas e alegres que vão gerar efeito visual imediato e são perfeitas para criar novas áreas. Nesta hora é preciso pensar em opções de combinações cromáticas, de tom sobre tom e análogas ou, ao contrário, de contraste. Isso depende muito do seu gosto e do efeito que deseja alcançar. A combinação de neutros, com preto, branco e cinza, não está descartada.


Defina as Formas


As linhas retas e geométricas são as mais utilizadas como técnica par setorizar, organizar e destacar. Já formas orgânicas, que certamente você viu por aí, são grande tendência em pinturas decorativas, e estas vão exigir um outro post.


Pense na Função


- Setorizar

- Organizar

- Destacar


Depois de tudo definido, sugiro que você contrate um pintor profissional ou planeje e prepare-se com todo material necessário para que você mesmo possa fazer com eficiência a pintura. Antes de começar a aplicar a tinta, tire uma foto da área da parede em que você vai pintar e desenhe o padrão no seu computador ou a mão mesmo. Isso deixará mais claro como deve ser o resultado final. Para tornar as figuras uniformes, faça um esboço com um lápis e, em seguida, cubra a parede com fita adesiva. Isso evitará que a tinta escorra. Não esqueça de aguardar o tempo de secagem, na hora de remover a fita ou entre cada aplicação de cor de tinta, conforme instruções do fabricante.

Confira nossa seleção de imagens e descubra as formas de utilizar e os diferentes efeitos.


Inspire-se!!!




Transição para Paredes e Teto

Se o ambiente tiver uma parede colorida de destaque, ela pode ser estendida para paredes e teto adjacentes, criando uma zona harmoniosa.

Fonte: Create Perfect

Fonte: 1- Brunch; 2- Office Snapshots; 3- Forrest Glover Design.


Fonte: 1- Ctendance; 2- Pinterest; 3- Make Up EU.


Fonte: Interierz

Ponto de Destaque Setorizando Parede e Teto


Uma faixa de para setorizar e organizar determinado ponto da parede ou do ambiente que se estende pelo teto criando uma área de destaque.


Fonte: Reprodução / Pinterest

Fonte: 1- Reprodução/Pinterest; 2- Reprodução/Pinterest; 3- Aanhuis.


Fundo Colorido criando Galeria

Uma boa maneira de adicionar cor à sua casa e criar um belo cenário para pôsteres, pinturas e objetos organizando uma galeria, é pintar um retângulo de cores ricas acima do sofá, da cama ou qualquer outra parede da casa. Isso atrairá a atenção e dará destaque a sua coleção e decoração.

Fonte: OH WHAT A ROOM

Fonte: 1- Fonte: Histórias de Casa; 2- Etsy TamarasArtandPrints; 3- Fonte: Isoscella.


Fonte: Casa Vogue/Foto: Marian

Fundo Colorido Destacando a TV


Usando a mesma técnica, você pode destacar a TV na parede. Somente neste caso, você não precisa desenhar um quadro perfeitamente plano. Deixe o fragmento de cor ultrapassar as bordas da TV de forma assimétrica, adicionando dinâmica visual.

Em uma segunda opção, onde a pintura não percorre toda a parede, um acabamento arredondado finaliza o espaço a ser organizado.

Fonte: Interieurdesign.nu

Fonte: 1- Elemental Design; 2- Behance/Elemental Design; 3- Behance/Duc Thien.


Fonte: Instagram @natalieboiko.design


Continuação do Teto

Se a sala tiver um teto colorido, estenda-o até as paredes. Isso não apenas o tornará visualmente mais alto, mas também ajudará a ocultar a transição de cores nítida e evitará uma sensação de pressão. Você pode adicionar uma faixa escura na junção da cor das paredes e do teto, enfatizando a borda.

Fonte: Reprodução/Pinterest - mb.design

Fonte: Reprodução/Pinterest

Fonte: 1- Covet Garden; 2- Inspired by Charm; 3- Pufik Homes.


Fonte: Chloe Dominik

Canto Colorido

Outra solução fácil e rápida é pintar um canto do ambiente. Ele chamará a atenção para as áreas que estão localizadas nas proximidades, como um local de trabalho, uma cama.

Fonte: Magazine Bedroom Jaylah

Fonte: 1- Ursula Jakob; 2- Castorama 3- Resene/Vanessa Nouwens. Imagens de Melanie Jenkins, Flash Studios.


Fonte: Marie Claire

Barra horizontal

Uma faixa horizontal colorida ao longo da parede adicionará dinâmica ao espaço. A melhor parte é que este método requer tempo e custos financeiros mínimos. Você pode escolher a cor do estofamento do sofá ou poltrona, então a sala ficará mais pensativa e elegante. Ou escolha uma cor contrastante brilhante para dar um toque visual.

Fonte: @carlberg_home / Via Instagram

Fonte: 1- Reprodução/Pinterest; 2- Mein Monogramm; 3- Reprodução/Pinterest.


Fonte: Elemental Design

Um Círculo


Você pode desenhar um grande círculo na parede. Esta é uma figura simples que sempre parece harmoniosa e apropriada. Às vezes é especialmente “cortado” por uma porta ou piso, ou fechado com uma cômoda por exemplo.

Em outros casos um pequeno círculo leva destaque a objetos, prateleiras ou pequenos móveis, criando uma dinâmica no espaço.

Fonte: Studio Bolinde

Fonte: 1- Reprodução/Pinterest; 2- Within the Grove; 3- @jessiefinds/Instagram.


Fonte: Maggie Miller Interios


Arco


Técnica de pintura excelente para quem vive em pequenos espaços, a pintura de linhas retas e uma ponta arredondada, como o arco funciona super bem como base para peças de decoração e mobiliário, quebrando qualquer monotonia no espaço, soltando a imaginação no jogo de cores com sobreposições de peças decorativas.


Fonte: @banukaraman_ /Instagram

Fonte: 1- @sanneverhage/Reprodução Pinterest; 2- Fall for Diy; 3- Loeppkyslife.



Triângulo


A parede pode ser dividida em triângulos coloridos. Se for escolher mais de uma cor, escolha tintas de tons semelhantes para não sobrecarregar visualmente o interior. É melhor escolher cores que já estão presentes no interior: no tapete, nas cortinas, nos estofados.

Fonte: Noton the High Street

Fonte: 1- 2- Reprodução/Pinterest. 3- MINGOTTI DATENA Interior Design/Foto - Julia Ribeiro.


Fonte: NATALIE/Via Tua Casa



Padrão Geométrico


De listras, círculos, retângulos e triângulos, você pode criar um padrão sofisticado na parede ou misturar figuras geométricas que se entrelaçam. Essa técnica fica especialmente boa em corredores, em ambientes pequenos com pouco espaço para decoração ou projetos comerciais.

Fonte: Reprodução/The Spruce.

Fonte; 1- DEAVITA; 2- Projeto Marianne Evennou/REMODELISTA; 3- Reproduçãp/Pinterest.



Fonte: Reprodução/Pinterest




Nichos Raso Arquitetônico


O nicho raso, que não pode ser eliminado ou utilizado funcionalmente, geralmente é feito na mesma cor do restante da parede para que não se destaque. Mas você pode apostar no contrário e destacá-lo com cor. Acontecerá um acento de cor brilhante que tornará o espaço mais profundo.


Fonte: Les Gambettes/Fr

Fonte: 1- Hung Art/Behance; 2- Leroy Merlin/Fr; 3- Habitus Living.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Coloração Incomum

Se não houver espaço para decoração adicional, você pode optar por pintar as paredes de uma maneira incomum com uma coloração parcial. Por exemplo, na foto, o cinza saturado é adjacente ao branco com uma imagem que ficará pendurada na junção ou se tornará um elemento de conexão de duas cores na parede. Esse mesmo efeito pode ser utilizado com espelhos, quadros e objetos decorativos.

Fonte: IVD.ru

Fonte: 1- Internity Home 2- ELLE Decoration Sweden; 3- Vestingh.



Fonte: Elemental Design

Acompanhe outros projetos inspiradores e veja como brincar com as cores e combinar formas.

Fonte: Reprodução/Pinterest


Então, o que você acha de ter em casa um espaço original assim?

Se gostou, mãos a obra! É só escolher um espaço, definir cores e formas e deixar a criatividade fluir.


---------------------------------------------


© Todos os direitos reservados aos responsáveis.


Todas as imagens encontradas aqui são consideradas de “domínio público”. Não pretendemos infringir nenhum direito intelectual legítimo, direitos artísticos ou direitos autorais. Todas as imagens exibidas sem autoria mencionadas são de origem desconhecida. Se você é o legítimo proprietário de qualquer uma das fotos postadas aqui e não deseja que ela seja exibida ou se precisar de um crédito adequado, entre em contato conosco e faremos imediatamente o que for necessário para que a imagem seja removida ou fornecer crédito onde for devido.


-------------------------------------------------


Sinta-se à vontade para compartilhar em suas redes sociais usando os botões de compartilhamento logo abaixo.


Não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais:


Facebook, Instagram e Pinterest.